sexta-feira, 1 de maio de 2009

DIREITOS HUMANOS É PARA TODOS E NÃO SÓ PARA BANDIDOS!!!

Fico muito triste quando escuto que “Direitos Humanos é só para bandido!

A Declaração mais importante que já existiu, depois dos ensinamentos bíblicos, é a DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. Através dela estamos protegidos contra governantes tiranos e através dela podemos exercer a democracia, a liberdade individual e o direito de receber informações sem censura.
Através dela temos nossa dignidade protegida, estamos protegidos por atos bárbaros que marcaram nossa história nacional e internacional, como campos de concentração na Alemanha, massacres genocidas por causa de intolerância religiosa ou por racismo e no massacre aqui no Brasil, realizado através da Ditadura Militar.


Através dela todo cidadão nasce livre e igual em dignidade e direitos, e está protegido contra a tortura, tratamentos cruéis ou degradantes. Baseado nela é que podemos hoje exigir Danos Morais, quando um fato atinge nossa moral e abala nosso estado psicológico. Hoje podemos nos defender do assédio sexual e do assédio moral, podemos acionar na justiça qualquer pessoa ou empresa independente de cargo, função ou poder econômico.

Através da Declaração de Direitos Humanos é que gozamos de plena liberdade física, de expressão, de ir e vir, de ter direito a defesa e de um julgamento justo. Através dela que podemos contrair matrimônio e fundar uma família, sem nenhuma interferência, e podemos exercer o direito de escolher uma religião, de exercer nossa sexualidade da forma que nos sentirmos felizes, podemos votar e ser votados, podemos trabalhar e repousar. Através dela é que podemos ter internet e que posso postar estas informações neste espaço.

Então, caros amigos, os direitos humanos não é só para bandidos, é para toda a humanidade. Pois quando um governante está construindo escolas, postos de saúde, hospitais, realizando saneamento, ele está exercendo uma obrigação prevista na Declaração de Direitos Humanos. Quando somos atendidos num hospital público, quando nosso filho estuda em uma escola pública, quando famílias recebem o bolsa família, está se exercendo um direito, o direito humano de se ter uma vida com o mínimo de dignidade.

Então é fácil perceber que todos nós, ricos ou pobres, brancos ou negros, heterossexuais ou homossexuais, homens ou mulheres, funcionários públicos ou de empresas privada sempre estará se beneficiando da Declaração de Direitos Humanos, diretamente e diariamente.

Portanto não pensem que direitos humanos é só para bandidos, apenas estes externam mais estes direitos publicamente quando tem seus direitos violados, quando estes já presos, algemados, são humilhados e espancados, pois mesmo cometendo um delito grave, são humanos como nós, mesmo muitas vezes tendo cometidos crimes desumanos, bárbaros, eles não deixam de ser humanos, pois se eles tiverem seus direitos humanos desrespeitados, é questão de tempo que nós também tenhamos os nossos direitos feridos.
Eu, particularmente, tenho 02 (dois) cursos de Direitos Humanos, um pela SENASP e outro pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos ( SEDH – Presidência da República) e posso dizer que estes cursos mudaram minha visão, meu modo de pensar e ser, tanto profissionalmente quanto na minha vida pessoal e hoje posso afirmar que sou um grande DEFENSOR DOS DIREITOS HUMANOS. Também para rever meus conceitos em DIREITOS HUMANOS, tive uma influência muito positiva do Major PM Erisvaldo e de sua esposa, que muito me esclareceu, abriu meus olhos e minha mente, através de incentivo, conselhos e obras literárias, e espero que você caro leitor e amigo após refletirem sobre esta matéria e acessarem os sites abaixo, sejam também um DEFENSOR DOS DIREITOS HUMANOS.

No site abaixo, você terá acesso a Declaração Universal de Direitos Humanos:
Site do Movimento Nacional de Direitos Humanos:
Wlademir Galdino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é destinado as suas opiniões, comentem, vamos exercer a troca de experiência e de informações, um abraço!!!