
PELA LEI: Servidor público é o termo utilizado, lato sensu, para designar “as pessoas físicas que prestam serviços ao Estado e às entidades da Administração Indireta, com vínculo empregatício e mediante remuneração paga pelos cofres públicos.”
Servidor - Segundo o Houaiss, a origem etimológica latina da palavra servidor, é servitor que quer dizer servo ou servidor dos deuses. Servidor é “...aquele que serve; servente; ...aquele que é diligente, prestativo, prestimoso; ...aquele que cumpre com rigor e precisão o que tem a fazer;
Público - Relativo, ou pertencente ou destinado ao povo, à coletividade: opinião pública; bem-estar público;
Serviço Público - Serviço destinado a atender aos cidadãos em seus interesses e direitos sociais estabelecidos (Direito a Educação, Saúde, Segurança, Emprego, Emissão de Documentos, etc..)
Baseado nestas definições, nós servidores públicos, temos que cumprir nosso papel com excelência, procurando otimizar ao máximo nosso trabalho, atendendo bem o cidadão, que é nosso cliente, pois não devemos esquecer que prestamos serviços a uma Empresa (Pública) e toda empresa sobrevive de seus clientes, no caso, nossa clientela é o povo que vem solicitar de nós, servidores públicos, a resolução de seus problemas e temos que estar receptivos a solucioná-los da melhor forma possível, smpre agindo com educação e parcimônia.
O fato de tratar bem não significa ser servil, ser humilhado em nossas funções, pois para nos defender de clientes (cidadãos) que estejam exaltados e não estejam respondendo a nossa educação e respeito, acionamos a força policial ou seguranças do local do trabalho e o cliente exaltado responderá judicialmente no Código Penal Brasileiro por DESACATO (Artigo 331 - Desacatar funcionário Público em exercício legal da função). Devemos ser respeitados, mais para isto precisamos agir sempre com respeito, educação e polidez, pois desta forma, com certeza, já iremos "desarmar" clientes (cidadãos) que estejam exaltados.
Estarmos sempre limpos, asseados ,com um sorriso no rosto e com boas práticas no atendimento ao cidadão, assim estaremos melhorando o nosso convívio social e o relacionamento da nossa Instituição, e isso é contagioso. Vejamos abaixo um trecho que fala sobre o médico revolucionário Patch Adams:
PATCH ADAMS - Após uma tentativa de suicídio e voluntariamente se internar em um sanatório, Patch Adams descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Após se formar, seus métodos poucos convencionais, de usar amor e carinho como armas para ajudar as pessoas hospitalizadas, causam inicialmente espanto, desconfiança e ciúme dentro da própria classe médica, mas aos poucos ele vai conquistando a todos.
Com esta atitude, conseguia aliviar o sofrimento dos pacientes em tratamento (inclusive de cancêr) e comprovadamente, através de seus gestos de amor, carinho e esperança conseguia melhor aceitação dos tratamentos e até acelerar a cura.

foto real do médico Patch Adams e paciente com cancêr.

Wlademir Galdino.
muito legalllllllll
ResponderExcluirmuito bem criativo !!!!!!!
ResponderExcluirEU ACHO QUE É POR AÍ, DEVEMOS DAR VALOR AO SER HUMANO EM QUALQUER CONDIÇÕES E ESTAR DISPOSTO A ENCAMINHAR A UMA SITUAÇÃO MELHOR DE ACORDO COM OS NOSSOS LIMITES DE EDUCADOR SOCIAL, O QUAL PRETENDO SER.
ExcluirO conteudo é bastante interessante, muito proveitoso, parabéns pela iniciativa e pelo amor demonstrado para com o próximo.
ResponderExcluir