quinta-feira, 30 de abril de 2009

COMPORTAMENTO POLICIAL E ÉTICA - IMAGEM NA SOCIEDADE








Foto de truculência policial e desrespeito aos Direitos Humanos

Infelizmente nas últimas semanas estamos vendo na mídia péssimos exemplos de comportamento policial em sociedade, tanto aqui em Alagoas como no Brasil e estas atitudes prejudica nossa imagem perante a sociedade. O Policial já não é bem quisto perante a população, pois existe a fama de ser “truculento, grosso, áspero e corrupto” e com as recentes notícias na mídia alagoana e nacional o nosso prestígio enfraquece e não se fala sobre este ou aquele e sim recai a culpa sobre a CORPORAÇÃO.

Estou fazendo um excelente curso, na Escola de Governo, e ao conviver com pessoas de diversas secretarias do Estado, pude sentir o temor social da insegurança atual de nosso Estado. E claro a culpa recaindo sobre a Polícia Militar. E ao menos, neste grupo social, pude explicar da dificuldade e excelência de nossos serviços. Do qual passo a relatar na integra abaixo o meu comentário em sala de aula:

“A Polícia Militar é o Órgão Principal entre todos os outros do Estado, pois na Secretária de Educação dá segurança para que o Professor possa dar sua aula, Na Secretaria de Saúde dispõe nos Hospitais e postos de saúde de policias de plantão prestando segurança, na Secretaria de Agricultura, damos apoio a Blitz fiscais que esta realiza, dá segurança a Juízes e Promotores, para a realização segura de audiências, e segue-se nas demais secretarias. Infelizmente, falta estrutura, investimento e pessoal.”

Este comentário realizei pois um colega do curso tinha realizado um comentário generalizando um fato, só que devemos aprender a ter ética para nunca generalizar, pois sabemos que a saúde é precária e que lá tem pessoas que atendem de forma desumana, mais sabemos que tem pessoas que atendem de forma excelente, que tratam o ser humano de forma digna. E isto se estende a todos os órgãos. Sempre teremos bons e maus profissionais, cabe a nós separar o joio do trigo, e cabe a sociedade exercer seu papel de FISCALIZAR, COIBIR E DENUNCIAR OS ABUSOS existentes em qualquer área dos órgãos públicos. Pois quando a sociedade tiver a consciência que ela é um CLIENTE do Estado e que pode EXIGIR seus direitos, garantidos legalmente e constitucionalmente, nós teremos uma polícia melhor, teremos um hospital melhor, teremos professores e escolas melhores.

E quanto a Ética Policial Militar quero relatar que:


Dentro de nossa corporação temos regras, regidas principalmente pelo RDPMAL (Regulamento Disciplinar da Policia Militar de Alagoas), regras estas que nos são impostas para que possamos ter um comportamento padrão disciplinar tanto no convívio profissional, social, como no convívio pessoal.

Eu particularmente, acho estas regras excelentes, pois na verdade só precisamos fazer o seguinte para seguir estas regras e nunca receber punição por transgredir as mesmas:


Ser correto conosco e com o próximo.



Foto de policiais que socorreram e realizaram um parto.


Foto de Policial dando aula sobre prevenção ao uso indevido de drogas.

Quando agimos de forma correta estaremos sempre com a consciência limpa, e estando com a consciência limpa agimos sempre de cabeça erguida. Eu, particularmente não acredito na influência do meio sobre um indivíduo adulto e já formado socialmente e profissionalmente, pois quando agimos de forma correta, com retidão nas nossas atitudes, o meio ficará intimidado de querer tentar nos corromper e se afastará.

Quando temos atitudes duvidosas, suspeitas, ou quando simplesmente fechamos os olhos para atitudes erradas, sendo omissos, passionais, funcionamos como receptores de energias negativas e aí o meio começa a influir e agir, pois achou uma brecha em nossa maneira de ser e pensar.

Quando temos atitudes positivas e demonstramos sermos pessoas corretas, o universo conspira a favor, as pessoas de má índole se afastam, as influencias negativas do meio se esvaem, pois iremos emitir e receber energias positivas e o meio ficará constrangido em tentar nos corromper.

lembre-se-> Deus só ascende uma LUZ na casa de quem quer que esta seja iluminada.
* Na Física existe a Lei da Ação e Reação.
* Na espiritualidade dizemos que todo o mal que fizemos ou desejamos retorna.
* Nossos avós diziam que plantamos o que colhemos.


Em resumo, faça o bem, pois o mínimo que te acontecerá é não te recair nenhum mal.
Wlademir Galdino.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

SERVIDOR PÚBLICO E SEU PAPEL SOCIAL





Em primeiro lugar, vamos entender o que é Servidor Público:

PELA LEI: Servidor público é o termo utilizado, lato sensu, para designar “as pessoas físicas que prestam serviços ao Estado e às entidades da Administração Indireta, com vínculo empregatício e mediante remuneração paga pelos cofres públicos.”

Servidor - Segundo o Houaiss, a origem etimológica latina da palavra servidor, é servitor que quer dizer servo ou servidor dos deuses. Servidor é “...aquele que serve; servente; ...aquele que é diligente, prestativo, prestimoso; ...aquele que cumpre com rigor e precisão o que tem a fazer;

Público - Relativo, ou pertencente ou destinado ao povo, à coletividade: opinião pública; bem-estar público;

Serviço Público - Serviço destinado a atender aos cidadãos em seus interesses e direitos sociais estabelecidos (Direito a Educação, Saúde, Segurança, Emprego, Emissão de Documentos, etc..)

Baseado nestas definições, nós servidores públicos, temos que cumprir nosso papel com excelência, procurando otimizar ao máximo nosso trabalho, atendendo bem o cidadão, que é nosso cliente, pois não devemos esquecer que prestamos serviços a uma Empresa (Pública) e toda empresa sobrevive de seus clientes, no caso, nossa clientela é o povo que vem solicitar de nós, servidores públicos, a resolução de seus problemas e temos que estar receptivos a solucioná-los da melhor forma possível, smpre agindo com educação e parcimônia.

O fato de tratar bem não significa ser servil, ser humilhado em nossas funções, pois para nos defender de clientes (cidadãos) que estejam exaltados e não estejam respondendo a nossa educação e respeito, acionamos a força policial ou seguranças do local do trabalho e o cliente exaltado responderá judicialmente no Código Penal Brasileiro por DESACATO (Artigo 331 - Desacatar funcionário Público em exercício legal da função). Devemos ser respeitados, mais para isto precisamos agir sempre com respeito, educação e polidez, pois desta forma, com certeza, já iremos "desarmar" clientes (cidadãos) que estejam exaltados.

Estarmos sempre limpos, asseados ,com um sorriso no rosto e com boas práticas no atendimento ao cidadão, assim estaremos melhorando o nosso convívio social e o relacionamento da nossa Instituição, e isso é contagioso. Vejamos abaixo um trecho que fala sobre o médico revolucionário Patch Adams:

PATCH ADAMS - Após uma tentativa de suicídio e voluntariamente se internar em um sanatório, Patch Adams descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Após se formar, seus métodos poucos convencionais, de usar amor e carinho como armas para ajudar as pessoas hospitalizadas, causam inicialmente espanto, desconfiança e ciúme dentro da própria classe médica, mas aos poucos ele vai conquistando a todos.

Com esta atitude, conseguia aliviar o sofrimento dos pacientes em tratamento (inclusive de cancêr) e comprovadamente, através de seus gestos de amor, carinho e esperança conseguia melhor aceitação dos tratamentos e até acelerar a cura.

O filme diz que "rir é o melhor remédio" , mais o médico Patch Adams em entrevista a TV RODA VIVA, em 2007 afirmou que, o que ele sempre diz é que "a amizade claramente é o melhor remédio".
foto real do médico Patch Adams e paciente com cancêr.

Portanto Servidor Público, vamos criar um círculo de atitudes positivas, de bom atendimento, de educação, de polidez, de tratar o próximo com carinho e atenção, isso é contagioso; no começo iremos receber críticas e com o tempo, todos estarão nos imitando, pois o amor é contagioso.




Wlademir Galdino.

A importância do Conhecimento Compartilhado e do Companheirismo






A Sociedade do Conhecimento Compartilhado e o Companheirismo.

Nossa sociedade hoje vive um rítmo muito acelerado de crescimento em termos de conhecimentos, quem é da época de 1970, sabe que nossa infância foi de fliperamas e videogames (atari), hoje nossos filhos estão em Lan houses, tendo acessos a informações que giram o mundo em segundos, vemos crianças de 5 anos de idade apenas lidando com o computador como um "brinquedo natural".

Em nosso ambiente de trabalho, principalmente no que tange ao funcionalismo público militar, que é o meu caso, vemos também que o processo tecnológico está transformando nossos hábitos profissionais. E vejo muitos colegas que tem acesso ao conhecimento, guardando para sí, como se fosse um prêmio.

A Gestão Pública em todo o País e em todos os segmentos está passando por um processo de Valoração Profissional, dando ênfase a Gestão do Conhecimento, que deve ser compartilhado entre nossos pares. A informação só é valida quando compartilhada, quando todos tem acesso a esta. Portanto vamos trabalhar com nossos companheiros neste sentido, de compartilhar as informações, pois agindo assim estamos exercendo o companheirismo, a cidadania e trabalhando em prol da melhoria de nossa Corporação, beneficiando assim a nós mesmos e ao nosso principal cliente: O Cidadão.

Exercer o companheirismo é exercer a lealdade, a honestidade, a amizade e sobretudo a confiança. Quando compartilhamos informações, estamos exercendo o companheirismo, quando se tem alguém em quem podemos confiar, tudo fica mais fácil no nosso trabalho, tudo é desenvolvido com mais tranqüilidade e eficiência, não há espaço para aquele clima de que é necessário “ter olhos nas costas” com as pessoas ao seu redor, enfim, o processo de desenvolvimento e aprendizagem profissional acontece de maneira bem mais proveitosa, pois, a preocupação se limitará exclusivamente as informações que dizem respeito ao ofício praticado. Com o companheirismo vem a famosa frase, A UNIÃO FAZ A FORÇA.

Wlademir Galdino